Fale com o governo

Seplag capacita servidores para brigada voluntária no Anexo do Buriti

Os servidores do governo de Brasília que gostam de ajudar o próximo e ser uma espécie de anjo da guarda terão uma grande oportunidade para exercitar seu lado humanitário. No mês de setembro, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) realizará palestras e cursos para os servidores que trabalham no Anexo do Buriti, com a intenção de formar uma equipe de brigadistas voluntários que ficarão encarregados de auxiliar seus colegas de trabalho em situações de emergência.

As inscrições para as palestras podem ser feitas no site da Escola de Governo até o dia 2 de setembro. Inicialmente elas serão ministradas para todos os servidores que trabalham no Edifício Anexo do Palácio do Buriti. As palestras serão ofertadas em quatro turmas e explicarão os objetivos dos cursos práticos e as funções de um brigadista voluntário.

As primeiras palestras acontecerão no dia 6 e, as demais, em 28 de setembro. Após as apresentações, os interessados em se tornarem brigadistas voluntários participarão de cursos de capacitação de 20 horas, com aulas práticas.

A participação nas palestras é obrigatória para todos os servidores que trabalham no Anexo do Buriti. Já o curso de capacitação, de 20 horas aulas, deve ser realizado por, pelo menos, vinte por cento da população do Edifício, o que corresponde a cerca de 280 servidores.

A oferta do curso de brigada voluntária tem o objetivo de atender à Norma Técnica nº 007/2011, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Essa norma fixa os critérios de dimensionamento, atribuições, formação e atuação das Brigadas de Incêndio em edificação e eventos no Distrito Federal.

Brigadistas profissionais

O grupo de brigadistas profissionais do Anexo do Buriti atua em esquema de revezamento durante 24 horas. Eles tomam as primeiras medidas em caso de princípio de incêndio; fazem aferição de pressão; prestam os primeiros socorros caso algum servidor passe mal e, se for necessário, chamam o Corpo de Bombeiros ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A brigada também ajuda no deslocamento dos servidores com necessidades especiais; acompanha serviços de manutenção do prédio, como manutenção dos elevadores, reparos nos andares e dedetização.

Os brigadistas voluntários que participarem do curso prático irão auxiliar o trabalho desses profissionais em caso de necessidade de evacuação do prédio.

Serviço

266 BN intranet curso brigadista

Palestras I – Prevenção e Segurança do Anexo do Palácio do Buriti

(obrigatórias para servidores do Anexo do Buriti)

Data: 6 de setembro de 2016

Local: Escola de Governo

Horários: Turma 1 – 10:00h (matutino) e Turma 2 – 15:00h (vespertino)

Clique aqui e faça sua inscrição para a Turma 1 – 10:00h

Clique aqui e faça sua inscrição para a Turma 2 – 15:00h

 

Curso prático – Primeira Turma

Local: Escola de Governo

Período: 12 de setembro a 16 de setembro

Horário: a definir 

Palestras II – Prevenção e Segurança do Anexo do Palácio do Buriti

(obrigatórias para servidores do Anexo do Buriti)

Data: 28 de setembro de 2016

Local: Escola de Governo

Horários: Turma 1 – 10:00h (matutino) e Turma 2 – 15:00h (vespertino)

 

Curso prático – Segunda Turma

Local: Escola de Governo

Período: 17 de outubro a 21 de outubro

Horário: a definir

 

Fonte: Seplag

Mapa do Site Dúvidas frequentes Comunicar erros