Qualificação social e profissional

Descrição

Ações, por meio de programas e projetos próprios ou de entidades parceiras de qualificação e requalificação profissional.

COMO TER ACESSO

Documentos

Carteira de identidade, CPF, PIS, será necessária apresentação de cópias e originais.

Atendimento

Os serviços são prestados diretamente pela SETRAB ou por meio de empresas contratadas e ou parcerias com órgãos públicos e ou entidades da sociedade civil de forma presencial nos lugares determinados conforme modalidade dos cursos.

Para formalizar inscrições de cursos previsão de 30 minutos em sua normalidade.

Prioridades de atendimento:
  • Conforme Lei de Tempo de Espera, Lei Distrital n. 2.547/2000.

Forma de acesso

Requisitos:

• Pessoas desempregadas;
  • Beneficiárias de politicas de proteção e inclusão social, inclusive do Programa Bolsa Família, de ações afirmativas de combate à discriminação, de politicas de integração e desenvolvimento regional e local;
  • Pessoas egressas do sistema penal e jovens submetidos a medidas socioeducativas;
  • Pessoas com Deficiência;
  • Trabalhadores libertos de regime de trabalho degradante e de familiares de egressos do trabalho infantil;
  • Pessoas participantes da educação de jovens e adultos – EJA;
  • Trabalhadores autônomos, por conta própria, cooperativados, em condição associativa ou autogestionada, empreendedor individual;
  • Jovens até 29 anos em busca do primeiro emprego;
  • Pessoas acima de 40 anos que queiram entrar ou retornar ao mundo do trabalho;
  • Estagiários;
  • Trabalhadores Domésticos;
  • Trabalhadores do Setor Artístico e de Artesanato;
  • Trabalhadores Rurais,
  • Trabalhadores de setores considerados estratégicos da economia, segundo a perspectiva do desenvolvimento sustentável e da geração de emprego e renda.

Custo do serviço: gratuito

Etapas

Os serviços são oferecidos quando os programas e projetos são aprovados e entram em execução. Existem alguns projetos aguardando conclusão para entrarem no 2ª semestre 2015, em execução.

Onde

Nas Agências do Trabalhador.

Conforme programa e/ou projeto em execução com inscrições abertas.