Fale com o governo

Declaração de vacinação contra a febre aftosa


Descrição

 

É a comprovação, pelo produtor rural, da vacinação contra febre aftosa dos bovinos e/ou bubalinos existentes na propriedade durante as campanhas de vacinação de maio e novembro. Em maio, todos os bovídeos, de qualquer idade, deverão ser vacinados. Em novembro, é obrigatória a vacinação somente dos bovídeos de até 24 meses de idade. Nos meses de maio, aproveitando o manejo do gado, realiza-se também a vacinação anual obrigatória contra raiva. Além da comprovação da vacinação, a declaração do criador também é importante para a atualização de dados cadastrais e do rebanho existente na propriedade, inclusive de outras espécies como ovinos, caprinos, suínos e equídeos.

 

COMO TER ACESSO

Atendimento

Público Alvo: A vacinação e declaração são obrigatórias para todo produtor que possuir bovinos e/ou bubalinos em sua propriedade. Todo criador de bovídeos deve ser cadastrado em nosso sistema de sanidade agropecuária.

 

Forma de atendimento: Recebimento imediato (desde que cumpridos todos os requisitos) e lançamento no sistema em até 3 (três) dias úteis.

 

Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

 

 

 


Forma de acesso

As vacinas podem ser adquiridas em lojas agropecuárias autorizadas; e a declaração juntamente com a nota fiscal de compra da vacina, deve ser entregue nos  escritórios  da Defesa Agropecuária em até 15 (quinze) dias após o término da campanha. Os formulários de Declaração do Criador serão enviados para os produtores cadastrados via correios, sendo possível também retirá-los nas bases operacionais da Defesa Agropecuária ou em uma das revendas de vacinas do Distrito Federal.

 

Requisitos:

  • Cadastro de produtor rural junto a Defesa Agropecuária.
  • Nota fiscal de compra da vacina com doses suficientes para vacinar todo o rebanho (campanha de maio) ou somente os animais abaixo de 24 (vinte e quatro) meses (campanha de novembro).
  • Formulário de Declaração do Criador devidamente preenchido e assinado.

 


Mapa do Site Dúvidas frequentes Comunicar erros