Fale com o governo

Centro especializado de atendimento à mulher (CEAM)


COMO TER ACESSO

Documentos

Documento de identificação (RG e CPF) para fins de cadastro, mas caso a mulher não esteja com o documento na hora, ainda assim é feito o acolhimento e o cadastro pode ser feito na segunda visita.

 


Atendimento

No primeiro atendimento, é feito o plano de acompanhamento personalizado da atendida na unidade e/ou a mulher pode ser encaminhada para outro serviço da rede, conforme as estratégias para a superação da circunstância de violência formuladas pelos especialistas em conjunto com a mulher. Após o atendimento inicial, a mulher passa a ser referenciada pelos profissionais que fizeram o primeiro atendimento em conjunto com outros profissionais do serviço que entrarem para atuar no caso. O acompanhamento continuado pode incluir uma atuação interdisciplinar com as três áreas (psicologia, direito e serviço social). Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo. Além dos atendimentos individuais ou em grupo, na unidade acontecem outras atividades com objetivo de promover o fortalecimento das mulheres (oficinas, cursos, eventos culturais, palestras, entre outros).

 

Prazo de execução: Os atendimentos especializados são agendados de acordo com a demanda (por área, complexidade da circunstância de violência vivenciada, risco envolvido na situação apresentada e disponibilidade da mulher). A mulher que chegar espontaneamente ou por encaminhamento à unidade será acolhida prontamente pelos agentes sociais e o atendimento inicial com especialista será realizado de acordo com a disponibilidade da agenda dos profissionais.

 

Atendimento: segunda à sexta das 8h às 18h

 

 

 


Forma de acesso

Requisito: Mulheres adultas em situação de violência de gênero.

 

Os serviços dos CEAMS são inteiramente gratuitos.


Etapas

A mulher que chega ao CEAM é acolhida na recepção e recebe informações sobre o que é o serviço e sobre o atendimento realizado na unidade. Após esses esclarecimentos, é oferecido o atendimento com os especialistas (bacharel em direito, psicólogos e assistentes sociais) no serviço. A mulher que desejar receber atendimento especializado, é dirigida ao atendimento inicial com os especialistas. Os CEAMs são espaços de atendimento social, psicológico e orientação jurídica com o objetivo de promover o fortalecimento da mulher, o resgate de sua cidadania e a cessação da situação de violência.


Onde

CEAM 102 Sul – Estação de metrô da 102 sul, Asa Sul, Plano Piloto. Cep 70330-000. Telefone: 3323-6184

Ponto de referência: Ao lado da farmácia de auto custo de medicamentos

 

CEAM Planaltina – Jardim Roriz, Área Especial, Entre quadras 1 e 2, Centro, Planaltina. Cep 73340-112. Telefone: 3389-0841

Ponto de referência: Rua do supermercado Itiquira

 

CEAM Ceilândia – QNM 02 Conjunto F Lotes 1/3, Centro, Ceilândia Cep 72210-020. Telefone: 3372-1661

Ponto de Referência: Ao lado da Caixa d’ Agua da Ceilândia Centro

 

CEAM Casa da Mulher Brasileira – SGAN 601, Lote J, Plano Piloto, CEP 70830-010. Telefone: 3224-6508

É possível fazer agendamento para o primeiro atendimento por telefone.

Ponto de referência: Funciona dentro da própria Casa da Mulher Brasileira.

Ver no mapa

 


Mapa do Site Dúvidas frequentes Comunicar erros