Fale com o governo

Órteses e próteses


Descrição

A Gerência de Órteses e Próteses (GEOP), setor vinculado a Subsecretaria de Atenção à Saúde, é responsável pelo planejamento, coordenação, avaliação, monitoramento, formalização, avaliação de demandas e definição e critérios técnicos para a aquisição de órteses, próteses e materiais especiais adquiridos pela SES-DF. Além de realizar o acompanhamento e fiscalização dos contratos das aquisições nessa área.

 

Encontram-se sob a subordinação desta Gerência o Núcleo de Atendimento Ambulatorial, o Núcleo de Produção de Órteses e Próteses e o Núcleo Normativo de Órteses e Próteses. Os artigos 314, 315 e 316 do Decreto 31.213, de 14 de Março de 2013, elencam as competências dos núcleos ligados à Gerência de Órteses e Próteses.

 

Esta Gerência fornece materiais como cadeira de rodas, cadeira de banho, aparelhos de CPAP e BIPAP, palmilhas, calçados especiais e as mais diversas órteses.

 

COMO TER ACESSO

Documentos

Para a aquisição de órteses e próteses ambulatoriais, o cidadão precisa, primeiramente, comparecer ao Núcleo de Atendimento Ambulatorial, situado na Estação do Metrô da 114 Sul, Praça do Cidadão e apresentar os seguintes documentos originais:

  • Documento de Identidade com foto
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cartão Nacional do SUS
  • Comprovante de Residência
  • Laudo ou pedido médico que comprove a necessidade de uso da órtese ou prótese a ser fornecida ao paciente.

 

Toda essa documentação é necessária para o cadastro do paciente e posterior entrega do aparelho requerido. Em alguns casos, os pacientes deverão passar por uma avaliação realizada pelo fisioterapeuta da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, lotado no Núcleo de Atendimento Ambulatorial. Destacamos que o tempo de espera para a realização de cadastro é de aproximadamente 15 minutos e as avaliações são realizadas por ordem de chegada, sendo que são agendadas no ato da realização do cadastro.

 

Após a avaliação, o paciente será encaminhado ao Núcleo de Produção de Órteses e Próteses, localizado no SGAP, Bloco G, Lote 06, SIA, Parque de Apoio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal , para entrega do material requerido. É importante ressaltar que o fornecimento de órteses e próteses ambulatoriais é realizado por ordem de cadastro e está condicionado à disponibilidade do material em estoque, caso contrário o paciente poderá ficar na lista de espera até o material ser adquirido pela Secretaria de Saúde.

 


Atendimento

Ressaltamos que todas as Órteses e Próteses fornecidas pela Gerência de Órteses e Próteses são gratuitas. Maiores informações ainda poderão ser obtidas pelos telefones ou e-mails:

 

Gerência de Órteses e Próteses – (61) 3348-6174 – geop.sesdf@gmail.com

 

Núcleo de Atendimento Ambulatorial – (61) 3905-4632 – geop114@gmail.com

 

Núcleo de Produção de Órteses e Próteses – (61) 3363-2273


Etapas
1
Comparecer ao Núcleo de Atendimento Ambulatorial

Com documentação

Estação do Metrô da 114 Sul, Praça do Cidadão – Ceilândia

2
Avaliação Médica
3
Núcleo de Produção de Órteses e Próteses, localizado no SGAP, Bloco G, Lote 06, SIA, Parque de Apoio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, para entrega do material requerido

 


Mapa do Site Dúvidas frequentes Comunicar erros