Fale com o governo

Averbação de cursos especializados


Descrição

É o serviço de lançamento de cursos especializados no Renach de condutores do Distrito Federal, em campo específico da CNH.

 

Os Cursos especializados serão destinados a condutores habilitados que pretendam conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de produtos perigosos, de carga indivisível, de motofrete, de mototaxi e/ou de emergência.

 

O curso deve ser realizado por uma instituição credenciada pelos órgãos executivos de trânsito. No Distrito Federal as instituições credenciadas são:

  • Sest/Senat
  • Itaset
  • Igetran

 

O Certificado do Curso Especializado tem validade de 05 (cinco) anos. Uma vez vencido este prazo, o condutor deverá realizar a atualização deste.

 

COMO TER ACESSO

Documentos

Em caso de 1º registro de Curso Especializado:

  • Certificado de Formação de Curso Especializado (Original).
  • Carteira Nacional de Habilitação do Distrito Federal.

 

Em caso de registro de atualização de Curso Especializado:

  • Certificado de Atualização de Curso Especializado.
  • Carteira Nacional de Habilitação do Distrito Federal.

 

O condutor que não tenha realizado registro do certificado de formação deverá apresentá-lo no ato do registro de atualização do curso especializado.

O Detran-DF não realiza averbação de cursos especializado, no Renach de outras UF. Aquele que precisar da averbação do curso deverá primeiro procurar o serviço de Transferência do Prontuário.

 


Atendimento

Forma de prestação do serviço: presencial, na Escola Pública de Trânsito da Diretoria de Educação de Trânsito – Direduc.

 

Prazo para execução do serviço: O prazo para Averbação do Curso Especializado é imediato, salvo quando o certificado do curso é de outra UF. Neste caso, será feita a verificação da veracidade do mesmo junto ao Detran da UF onde foi realizado o curso.

 

 

Preferência no atendimento:

 

  • Conforme a Lei nº 10.048, de 08 de novembro de 2000, alterada pela Lei nº 10.741/2003, as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário.

 

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

 

 

 


Forma de acesso

Custo do serviço: gratuito

 


Etapas

Comparecer à Escola Pública de Trânsito – EPT, levando os documentos necessários para registro no Renach de condutores do Distrito Federal.


Mapa do Site Dúvidas frequentes Comunicar erros