Fale com o governo

Emissão da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação


Descrição

Emissão de Segunda Via da CNH, por motivo de extravio, furto, roubo ou dilaceração.

 

Condutores de outra UF vide serviço de Transferência de prontuário.

COMO TER ACESSO

Atendimento

O prazo para entrega da 2ª Via da CNH é de 20 (vinte) dias, a contar da confirmação do pagamento do serviço no sistema informatizado do Detran-DF.

 

A 2ª Via da CNH será enviada, EXCLUSIVAMENTE, via correio, para o endereço cadastrado junto ao Detran-DF.

 

Depois de três tentativas frustradas de entrega do documento, este será devolvido pelos Correios e ficará a disposição do condutor na Unidade de Atendimento mais próximo ao endereço cadastrado no Detran-DF.

 

Prioridades

 

  • Conforme a Lei nº 10.048, de 08 de novembro de 2000, alterada pela Lei nº 10.741/2003, as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário.

Forma de acesso

Requisitos:

  • Possuir CNH emitida pelo Detran-DF;
  • Exames médicos dentro do prazo de validade;
  • Não ter ocorrido alteração de dados do condutor.

 

Custo: Os valores cobrados pelo serviço, bem como os possíveis serviços complementares, podem ser consultados na Tabela de Preços do Detran-DF.

– CNH ou PD – Emissão de 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PD).

 

O pagamento do serviço deverá ser realizado em uma agência bancária de um do(s) banco(s) indicado(s) no(s) boleto(s) de pagamento.

 

Gratuidade: Em caso de roubo ou furto da Carteira Nacional de Habilitação ou da Permissão para Dirigir, o condutor poderá solicitar a isenção da taxa de segunda via do documento, conforme previsto na Lei Distrital nº 4.615/2011. A CNH deve ter sido emitida pelo Detran-DF e estar dentro do prazo de validade. O Boletim de Ocorrência deve estar homologado e constar, por escrito, o nome do documento roubado ou furtado.

 

Forma de prestação de serviço: no site do Detran-DF (Clique aqui), exceto para os casos de roubo ou furto ou presencialmente.

 

Em uma das unidades de atendimento do Detran-DF, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Em um dos postos de atendimento do Na Hora, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, aos sábados, das 8h às 13h.

 

Central de Informações: 154.

 


Etapas

 

1
Acessar o site do Detran-DF, preencher os dados solicitados (Clique aqui), e emitir boleto para pagamento;
2
No caso de roubo ou furto, comparecer a uma das unidades de atendimento do Detran-DF ou postos de atendimento do Na Hora, devendo apresentar originais e cópias do documento de identificação pessoal oficial, com foto recente e estar em bom estado de conservação, do Cadastro de Pessoa Física – CPF e do Boletim de Ocorrência homologado, acompanhado de 01 (uma) foto 3×4 recente, sem óculos, boné ou qualquer outro acessório que dificulte a sua identificação, com fundo branco ou cinza claro;
3
Realizar o pagamento do boleto em uma agência bancária de um do(s) banco(s) indicado(s) no(s) boleto(s);
4
Aguardar a 2ª via do documento no endereço cadastrado no Detran-DF.

 

Conforme prevê a legislação, Lei nº 4.615/2011, a segunda via do documento no caso de roubo ou furto deverá ser requerida no prazo máximo de 60 dias do registro do fato, sendo que após essa data perderá o direito expresso em lei.


Mapa do Site Dúvidas frequentes Comunicar erros