Correção de dados em ocorrências registradas pela Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade)

Descrição

Caso o (a) cidadão (a) verifique que há informação incorreta na ocorrência registrada na Ciade, a correção pode ser solicitada pessoalmente pelos (as) envolvidos (as) ou representante legal.

Importante: a ocorrência registrada pela Ciade traz somente os dados registrados no momento do atendimento e as providências tomadas pela Central para resolver a questão. O documento não substitui o boletim de ocorrência registrado na delegacia de polícia em caso de crimes. Também não possui informações sobre investigações e / ou procedimentos realizados após o fim do atendimento prestado pela Ciade.

COMO TER ACESSO

Documentos

Apresentação do original e cópia de documento de identificação com foto e do CPF. No caso de representante legal é necessário também apresentar procuração registrada em cartório e documentos que comprovem o atendimento da ocorrência.

Prazos de execução do serviço: em até cinco dias úteis.

Tempo máximo de espera para o atendimento: o tempo máximo de espera para realizar a solicitação do serviço é de 30 minutos.

Prioridades

• Gestantes, lactantes, idosos com mais de 60 anos, pessoas com crianças de colo e pessoas com deficiência

Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 18h

Forma de acesso

Requisitos: O fornecimento de cópia da ocorrência pode ser solicitado pessoalmente apenas pelos envolvidos ou seus representantes legais.

Custos do serviço: gratuito.

Forma de prestação do serviço: o atendimento é presencial.

Acessibilidade: a Ciade funciona em prédio que possibilita total acessibilidade a cadeirantes, portadores de necessidades físicas ou pessoas com capacidade de mobilidade reduzida. As instalações possuem elevadores e rampas de acesso.

Etapas

Para solicitar a correção é necessário apresentar um requerimento de correção, que pode ser redigido de próprio punho ou fornecido no ato da solicitação na própria Ciade e a cópia da ocorrência, fornecida pela Central. Podem ser corrigidas informações como nome, endereço e detalhes do ocorrido. Para tanto é necessária a apresentação dos documentos pessoais, comprovantes de residência – como contas de água, luz, telefone, condomínio, entre outros – e provas do ocorrido, como fotografias, áudios, vídeos ou outras evidências que confirmem o equívoco. A documentação será analisada pela equipe administrativa da Ciade e, se comprovado o equívoco, a correção será feita e a cópia da ocorrência corrigida e autenticada entregue ao solicitante. Caso não seja comprovado o erro, o (a) solicitante é comunicado no ato do atendimento.

Procedimentos alternativos: na impossibilidade da entrega imediata da cópia corrigida ou da comunicação informe não ter sido encontrado erro na ocorrência, nova data com prazo máximo de cinco dias úteis.

Onde

Edifício Sede da Siosp/SSP – Setor de Administração Municipal (SAM), Conjunto A, Bloco C, Brasília – DF. Cep 72.620-000

Ver no mapa

Normas

Lei nº 2.808, de 29 de outubro de 2001, que cria a Central de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal;

Lei nº 2.997, de 03 de julho de 2002, que dispõe sobre a reestruturação da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal; e

Decreto nº 36.316, de 27 de janeiro de 2015, que altera a estrutura administrativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social.