Atendimento de urgência e emergência pela Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade)

Descrição

Atende às demandas de urgência e emergência que necessitam, especialmente, da atuação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Defesa Civil e Samu. Para acessar ao serviço basta ligar para os telefones 190, 193, 199, 112 e 911. Os dois últimos podem ser acionados por estrangeiros da Europa e dos Estados Unidos que estiverem em Brasília e ligarem a partir dos seus celulares.

COMO TER ACESSO

Documentos

Para solicitar o atendimento basta informar o nome, a urgência ou emergência, o local do ocorrido e / ou indicar pontos de referência que possibilitem a localização. Informações adicionais sobre o ocorrido o local poderão ser solicitadas durante o chamado.

Atendimento

Prazos de execução do serviço: o atendimento é imediato e segue a prioridade de urgência e emergência.

Atendimento: 24 horas por dia, sete dias por semana

Tempo de espera: o atendimento telefônico das solicitações é imediato

Forma de acesso

Custos do serviço: gratuito.

Forma de prestação do serviço: o atendimento pode ser solicitado a partir de qualquer telefone fixo, celular ou público de todo o Distrito Federal.

Acessibilidade: a CIADE/SSP funciona em prédio que possibilita total acessibilidade a cadeirantes, portadores de necessidades físicas ou pessoas com capacidade de mobilidade reduzida, dotado de elevadores e rampas de acesso.

Etapas

Quando o cidadão é atendido pela Ciade é gerada uma ocorrência, que é encaminhada por internet ao agente de segurança responsável por acionar via rádio ou telefone a viatura necessária ao atendimento de socorro, quando for o caso.

Procedimentos alternativos: a Ciade é organizada para não haver descontinuidade do serviço de atendimento. Contudo, caso não seja possível receber o atendimento por telefone, o cidadão pode ligar ou ir à delegacia de Polícia Civil, ao Batalhão da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros. Os telefones e endereços podem ser acessados nos sites www.pcdf.df.gov.br, www.pmdf.df.gov.br e www.cbm.df.gov.br.

Onde

Edifício Sede da Siosp/SSP – Setor de Administração Municipal (SAM), Conjunto A, Bloco C, Brasília – DF. Cep 72.620-000

Ver no mapa

Normas

Lei nº 2.808, de 29 de outubro de 2001, que cria a Central de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal;

Lei nº 2.997, de 03 de julho de 2002, que dispõe sobre a reestruturação da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal;

Decreto nº 36.316, de 27 de janeiro de 2015, que altera a estrutura administrativa e transforma a instituição em Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social.