Fale com o governo

Atenção primária


Descrição

A Atenção Primária à Saúde é o conjunto de serviços e ações do SUS que previne doenças mais frequentes, promove a saúde da comunidade e trata do acompanhamento e recuperação de casos menos graves.

 

Os serviços de Atenção Primária ou Básica são oferecidos com base nas necessidades identificadas no território e estão preparados para responder aos problemas de saúde mais comuns, como as doenças crônicas ou questões de saúde da mulher ou da criança. Esses serviços também oferecem ações de prevenção de doenças como a vacinação, testes preventivos, exames de rotina, e atividades de promoção, como atividade física e orientação para a alimentação saudável, além de consulta com médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais. Essas ações acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

As Unidades Básicas de Saúde devem ser o contato preferencial dos usuários, pois estão próximas da vida das pessoas, e devem ser a principal porta de acesso aos serviços de Atenção à Saúde. Por isso os profissionais estão orientados a atender uma população definida: os moradores e trabalhadores da área na qual a unidade está localizada. As emergências são atendidas independentemente do vínculo do paciente com a unidade.

 

O cidadão deverá ir a uma Unidade Básica de Saúde quando precisar de orientação sobre problemas de saúde (Promoção), quando houver necessidade de alguma ação para evitar doenças (Prevenção) ou ainda para o tratamento de enfermidades (Recuperação).

 

Promoção à saúde: Atividades educativas e orientações em grupo sobre saúde bucal, gestação, hipertensão arterial, diabetes, planejamento familiar, teste rápido de gravidez e outros.
Prevenção de doenças: Vacinação e acompanhamento da população, de recém-nascidos a idosos e famílias cadastradas no programa Bolsa Família. Inclui também exames preventivos de câncer de colo de útero e mama; teste de diabetes; exames de AIDS e sífilis, entre outros.

 

Recuperação da saúde: Consultas com enfermeiros, dentistas, médicos e outros profissionais de saúde; tratamento de doenças e dos dentes; assistência às pessoas em situação de maus tratos e violência; fornecimento e administração de medicamentos e soro oral; curativo e retirada de pontos.

 

As Unidades Básicas de Saúde ou UBS são os Centros de Saúde, Postos de Saúde (Rural ou Urbano) e Clínicas da Família, que estão distribuídas em todo o Distrito Federal.

 

Problemas tratados em Unidades Básicas de Saúde (UBS)

 

Alcoolismo, tabagismo, drogas, hipertensão, diabetes, hanseníase, dengue, tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV/AIDS, sífilis), problemas respiratórios, dor de garganta, gripe, diarréia e outros.

 

Em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão disponíveis os seguintes serviços:

  • Nutrição;
  • Fisioterapia;
  • Terapia Ocupacional;
  • Serviço Social;
  • Troca de sonda vesical de demora;
  • Teste do pezinho e olhinho em recém-nascidos;
  • Coleta de exames (sangue, fezes, urina e escarro);
  • Yoga, automassagem, tai chi chuan e liangong;
  • Ambulatório de pé diabético e neuropatia, que visa oferecer prevenção do risco de amputação de extremidades e cuidados podiátricos, além de educação para prevenção do pé diabético

COMO TER ACESSO

Documentos

Para ser atendido, o cidadão deve levar documentos de identificação pessoal e se possível comprovante de moradia, além de informações sobre a sua saúde, como por exemplo resultados de exames e cartões de vacinação.

 


Forma de acesso

Custo dos serviços prestados: gratuito.

 

Ao chegar a uma UBS, o cidadão/usuário será acolhido por um profissional de saúde e seu caso será avaliado e encaminhado para um dos passos seguintes:

  • Orientação e agendamento na própria unidade;
  • Tratamento e orientação na própria unidade;
  • Encaminhamento à consulta especializada;
  • Remoção para serviço de urgência/emergência (Pronto Socorro ou UPA).

 

Não fazem parte da Atenção Primária à saúde: Pronto Socorro, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Mistas de Saúde, nem Hospital.

 


Mapa do Site Dúvidas frequentes Comunicar erros