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Assistência técnica e extensão rural


Descrição

Os serviços elencados são prestados diretamente pelas gerências locais que estão distribuídas no Distrito Federal e quando necessário recebem o apoio da Unidade Central.

  • Visitas técnicas e atendimentos nas gerências locais da EMATER-DF;
  • Cursos e oficinas;
  • Reuniões para diagnóstico das necessidades comunitárias e dinamização de ações;
  • Divulgação de campanhas de vacinação de animais no meio rural (aftosa e raiva);
  • Campanhas de manejo adequado de solo e controle de pragas e doenças;
  • Campanhas de promoção da saúde dos agricultores e trabalhadores rurais;
  • Caravanas técnicas para intercâmbio de informações e inovações tecnológicas;
  • Exposições agrícolas para divulgação e comercialização de produtos regionais e feiras para promoção de intercâmbio entre agricultores, consumidores e fabricantes de insumos e implementos, equipamentos e máquinas agrícolas;
  • Seminários, simpósios e encontros técnicos sobre temas de interesse do público beneficiário de Ater;
  • Implantação de unidades de experimentação visando à construção de tecnologias e novos conhecimentos e a divulgação junto ao público rural.
  • Assessorar famílias rurais quanto à segurança alimentar e nutricional, saúde preventiva, educação, cultura, lazer e habitação rural;
    Incentivar a formação e assessorar as associações rurais, cooperativas agropecuárias, grupos de interesse, conselhos regionais de desenvolvimento rural sustentável e outros colegiados formais em suas atividades.
  • Assessorar famílias rurais nas atividades de artesanato e turismo em espaço rural, visando geração de emprego e renda;
  • Orientar e assessorar na implementação de tecnologias apropriadas ao desenvolvimento das cadeias produtivas agropecuárias;
  • Prestar assistência técnica e desenvolver ações de extensão rural para a promoção da educação sanitária vegetal e animal em consonância com as normas Distritais, Estaduais e Federais;
  • Incentivar e assessorar a criação e funcionamento de agroindústrias pertencentes ao público beneficiário de Ater;
  • Prestar assistência técnica e desenvolver ações de extensão rural para a promoção e disseminação de boas práticas agrícolas e de boas práticas de fabricação na produção de alimentos;
  • Incentivar e assessorar a comercialização em feiras diretas ao consumidor e demais modalidades de venda direta do agricultor ao consumidor;
  • Prestar assistência técnica e desenvolver ações de extensão rural para inclusão de agricultores na comercialização via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA),
  • Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (PAPA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
  • Assessorar o desenvolvimento de sistemas orgânicos e de base agroecológica de produção agropecuária;
  • Orientação quanto ao uso racional de agrotóxicos.

COMO TER ACESSO

Documentos

 

 


Atendimento
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

 

Tempo de espera: o tempo para a prestação de cada serviço será calculado de acordo com a complexidade de atendimento

 


Forma de acesso

Para os itens I, XI, XIII a XVIII, XX e XXI, o cidadão deve agendar na gerência local da EMATER-DF que atende a região onde está localizada a propriedade rural ou entrar em contato por telefone ou e-mail, conforme endereços e telefones listados no Canal de Atendimento ao Público.

 

Para os itens III, VII a X, XII e XIX, o cidadão será convidado por meio de diversos instrumentos para participar da ação programada.

 

Para os itens IV a VI, serão divulgadas as campanhas para participação. Fique atento, pois o calendário anual é divulgado tanto nas gerências locais quanto na mídia.

 


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